













Nosso trabalho
PARCERIA DA CLÍNICA VIVER COM O GRUPO PARKINSON DE PESQUISA E EXTENSÃO - UFPA
A Doença de Parkinson apresenta manifestações motoras e não motoras que comprometem a qualidade de vida do paciente e cuidador, e uma associação de terapias complementares à farmacológica é altamente recomendada. Nosso trabalho é desenvolvido no sentido de oferecer assistência gratuita em terapias complementares para pacientes com a Doença de Parkinson, e investigar o potencial das mesmas na atenuação da progressão sintomática e na qualidade de vida.




Apresentação
Quem somos?
O Grupo Parkinson foi fundado em 2015 como parte das atividades do Grupo de Pesquisas em Neurociências Aplicadas da Universidade Federal do Pará, liderado pela Prof. Lane Viana Krejčová. Nosso trabalho se concentra na exploração da neuroplasticidade através da dança, utilizando uma abordagem multidisciplinar que investiga as interações entre o corpo, o ambiente e os processos neurais que influenciam a expressão, a criação, a percepção estética, além dos aspectos emocionais, sensoriais e motores relacionado à dança. Para pessoas com doença de Parkinson, atividades físicas são fundamentais para preservar a independência funcional e mitigar os sintomas progressivos da doença. Estudos mostram que a dança é uma forma de exercício altamente eficaz para estimular a neuroplasticidade, beneficiando funções motoras, cognitivas e neuropsiquiátricas. Essa abordagem integrativa visa enfrentar tanto os sintomas motores quanto os não motores dessa condição multissistêmica.
Nosso grupo desenvolve metodologias específicas e multidisciplinares adaptadas às necessidades individuais dos pacientes com Parkinson. Engajamos professores, profissionais e estudantes de diversas áreas para oferecer um suporte abrangente e personalizado.